Notícias

10/09/2019

Saiba mais sobre Bandeiras Tarifárias


Criado em 2015, o sistema de tarifação por Bandeiras traz benefícios aos consumidores.


O que são as bandeiras tarifárias?

As bandeiras fazem parte de um sistema de indicadores mensais que refletem o custo variável da geração de energia elétrica. São definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e têm abrangência em todo o território nacional.

Para que servem?

A tarifa indicada pela bandeira busca refletir de forma atualizada o custo real da geração de energia, evitando desta forma o excesso de tarifação e acúmulo de juros. Além disso, a criação do sistema de bandeiras trouxe maior transparência ao consumidor, que pode utilizar a energia maneira consciente.

Como é definida?

A bandeira é definida considerando-se a previsão mensal da variação dos custos da energia relativos ao risco hidrológico das usinas hidrelétricas (expectativa do índice pluviométrico e níveis dos reservatórios), à utilização de usinas termelétricas, à exposição aos preços de liquidação no mercado de curto prazo e os encargos setoriais.

Quais seus benefícios para os consumidores?

Antes de entrar em vigor, quando havia necessidade do acionamento de outros meios de geração de energia como, por exemplo, as termelétricas, que representam um grande impacto nos custos de geração, o repasse destes custos ao consumidor acontecia apenas em datas específicas, e enquanto este aumento era custeado pelas distribuidoras, acumulava juros. Com as bandeiras este ajuste é feito em tempo real, considerando fatores de curto prazo, o que inibe o acúmulo de juros. Além disso, com a informação das condições de geração de energia sempre atualizada, o consumidor pode regular seu consumo de forma consciente nos períodos onde os custos tornam-se mais elevados.

Em 21/08/2019 o diretor-geral da agência, André Pepitone, informou que o sistema de tarifação por bandeiras deixou de onerar os consumidores em cerca de R$ 4 bilhões de reais desde sua implementação, refletindo desta forma um de seus benefícios.


Acessibilidade


Para navegação via teclado,
utilize a combinação
ALT + TECLA DE ATALHO