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Programa de Eficiência Energética

Apresentação

Conforme dispõe a Lei no 9.991, de 24 de julho de 2000, as Empresas concessionárias ou permissionárias de distribuição de energia elétrica, doravante denominadas Empresas, devem aplicar um percentual mínimo da receita operacional líquida em Programas de Eficiência Energética – PEE, segundo regulamentos da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

Objetivo

O objetivo desses programas é demonstrar à sociedade a importância e a viabilidade econômica de ações de combate ao desperdício de energia elétrica e de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia. Para isso, busca-se maximizar os benefícios públicos da energia economizada e da demanda evitada no âmbito desses programas. Busca-se, enfim, a transformação do mercado de energia elétrica, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos racionais de uso da energia elétrica, contribuindo para:

a. Inclusão Social possibilitando sustentação da adimplência dos usuários;

b. Aumentar a competitividade das companhias de energia;

c. Contribuir para a modicidade tarifária;

d. Desenvolvimento Sustentável;

e. Manutenção do Equilíbrio Ambiental;

Metas e Benefícios

Para o usuário/consumidor final:

Redução dos gastos com energia elétrica;
Melhoria da Renda Familiar;
Ampliação da condição de adimplente;
Diminuição das práticas ilegais;
Melhoria da saúde familiar;
Inclusão social;

Para as Companhias de Energia:

Disponibilizar a seus clientes a melhor tecnologia para iluminação;
Redução da inadimplência;
Redução das ligações clandestinas;
Retenção das ligações (liga-desliga);
Liberação dos ativos – “reserva do fio”
Redução dos custos operacionais;
Postergação dos investimentos;
Diminuição da demanda no horário de ponta;
Liberação do energético para outros clientes de maior rentabilidade;
Valorização da imagem;

Para o Governo

Possibilitar acessibilidade da população menos favorecida à melhor tecnologia para aquecimento de água
Possibilitar hábito sanitário de higiene;
Reduzir custo no sistema de saúde;
Transferir renda;
Geração de trabalho e renda;
Melhoria da modicidade tarifária;
Aperfeiçoar a matriz energética
Diminuir impactos inflacionários;
Criar políticas públicas bem sucedidas;
Criar condições favoráveis para o desenvolvimento sustentável;

Para a Sociedade:

Melhorar o uso das riquezas naturais;
Diminuir o custo Brasil;
Diminuir as desigualdades sociais;
Recuperar o meio ambiente;
Melhorar o equilíbrio global;

Projetos Educacionais

Convênio DEMEI/UNIJUÍ -  Educação em Eficiência Energética: Construindo um Futuro Sustentável

Objetivos:

Apresentar conceitos e conhecimentos ( palestras, maquetes e pagina da WEB), que possam facilmente ser convertidos em ações de eficientização energética, criando sujeitos capazes de serem multiplicadores conscientes em seus lares e comunidade. Conceitos de meio ambiente, da importância do uso racional de energia, do não desperdício no sentido de estimular a reflexão e novamente fomentar ações de combate ao desperdício. Se cada um dos ouvintes destes seminários atuar como multiplicador apenas nos seus lares teremos o desenvolvimento de uma consciência muito presente nos lares do município de Ijuí.

Descrição:

O projeto consiste num conjunto de palestras cujo público prioritário alvo são alunos da 8ª série do ensino fundamental e os 1º, 2º e 3ºs anos do ensino médio. Partindo-se do pressuposto que o uso racional de energia elétrica é a premissa principal de uma ação de eficientização energética, o desenvolvimento de uma consciência ecologicamente responsável nos jovens, pode transformá-los em multiplicadores importantes nos seus lares e locais de trabalho. No entanto, para que isso seja possível, esse conhecimento precisa ser transmitido de forma dinâmica.  Assim  primeira etapa será o desenvolvimento de uma palestra interativa e materiais de apoio como folders. Na segunda etapa idéia seria construir também uma maquete em escala reduzida de uma residência totalmente interativa, onde através de um controle remoto podem ser ligados todos os equipamentos de todos os cômodos, e as contas e respectivos consumos individuais poderão ser visualizados num PC. A terceira etapa consistirá nas palestras propriamente ditas, que serão ministradas nas turmas, objetivando um contato direto com os estudantes realizadas por professores do curso de engenharia elétrica da UNIJUI. A quarta etapa se propõe  ainda a criação de uma versão virtual desta maquete através de uma pagina WEB.A idéia desta página é atingir um conjunto ainda maior de consumidores de forma interativa. Por fim, uma etapa de avaliação é necessária para poder mensurar os efetivos resultados destas ações através de acompanhamentos por amostragem nos sujeitos contemplados. Todas estas ações deverão despertar um grande interesse destes jovens e principalmente gerar comentários reflexivos que servirão de base para esta nova cultura de uso racional de energia.

Número de professores contemplados nas escolas: 100.
Número de professores Engenheiros ministrantes das palestras: 10
Número de escolas: 30
Número de turmas: 124
Número de alunos beneficiados: 3400(aproximadamente).

Avaliação:

A Metodologia de verificação dos resultados se dará por amostragem direta nos lares dos alunos participantes do programa, verificando o efetivo histórico antes e depois.

Abrangência:

O município de abrangência é Ijuí/RS.

Escolas beneficiadas:

a) Públicas: - Federal: 0; -Estadual: 18; -Municipal: 8;

b) Privadas: 4;

Metas e Benefícios:

As  metas a serem alcançadas do projeto as serem alcançadas e chegar a 30 escolas, 100 professores e aproximadamente 3400 alunos.

Ainda, entre os benefícios do projeto, pretende-se  através da “maquete virtual” chegar a todos os consumidores  da cidade de Ijui, através de folders anexados as contas de energia totalizando cerca de 30.000 consumidores.

Promoção:

Palestras nas escolas com a distribuição de um kit didático por aluno, cada kit deverá conter entre outros materiais, um folder explicativo, uma caneta personalizada, um marca página. Maquete de uma casa em escala de 1:10 interativa para exposição nas escolas. Desenvolvimento de uma página WEB com um simulador de consumo e sua divulgação através de Folders (Cerca de 30.000) site de simulação.

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