logo

DEMEI alerta para excesso de consumo com uso de aquecedores

DEMEI alerta para excesso de consumo com uso de aquecedores

As chuvas finalmente deram uma trégua para os ijuienses. Aquelas nuvens carregadas, que provocaram estragos na maioria das regiões, agora dão lugar a uma massa de ar polar que promete muito frio para estes dias. Com as baixas temperaturas aumenta significativamente o uso de aquecedores elétricos, que vão desde as tradicionais estufas, até os modernos climatizadores dos mais variados modelos. O problema é que, em geral, estes aparelhos são grandes consumidores de energia. Alguns podem superar em consumo o seu valor de compra em apenas um mês. Pelo menos isso foi o que constatou pesquisa realizada pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) ao analisar diversos modelos das principais marcas do mercado. Além da diferença na conta de luz, o consumidor deve também estar atento ao local de uso do aparelho, já que em ambientes espaçosos, como uma sala de estar, o consumo é maior.

Em função disso, o Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei) faz um alerta aos consumidores para que evitem o chamado  “consumo picado”, ou seja, quanto mais você liga e desliga o aparelho, maior é o consumo de energia para aquecer.Também é aconselhável manter as portas e janelas fechadas para evitar as correntes de ar e manter a temperatura em níveis agradáveis. Lembre-se, porém, de desligar o aquecedor quando não estiver utilizando.

Mas não são apenas os aquecedores que podem assustar o consumidor na hora de pagar a conta, com o frio, os banhos costumam ser mais quentes e muitas pessoas tendem a demorar mais debaixo da água quentinha, além disso, aumenta o tempo de uso do secador de cabelos.

O eletrotécnico Felipe Nicoleti Lima, secretário do Conselho de Consumidores do Demei, orienta a todos para que façam o cálculo aproximado de consumo em sua residência, assim poderão saber onde economizar. “Os equipamentos elétricos possuem uma potência apresentada em Watts cujo símbolo é W. Normalmente esta informação vem estampada no produto ou na embalagem. Para calcular o consumo de um equipamento basta multiplicar sua potência pelo tempo de funcionamento em horas, cada 1000w equivalem a 1kwh (quilowatts hora). Ex.: Um chuveiro de 3.600 w funcionando 2 horas por dia, consumirá 7.200 Wh/dia ou 7.2kwh” Explica.

Estes são alguns cuidados que o consumidor deve tomar, segundo Felipe, para curtir o friozinho com maior conforto evitando surpresas desagradáveis na fatura de energia.

 
© 2013 - DEMEI - Departamento Municipal de Energia Elétrica de Ijuí
Avenida Getúlio Vargas, 1454 | Caixa Postal 371 | CEP 98700-000 | Ijuí/RS
Central de Atendimento: 0800.51.9200 | demei@demei.com.br